Nova espécie para a ciência identificada na costa algarvia | CCMAR
VERSÃO DIGITAL DO PRIMEIRO MAPA DA TOPONÍMIA DOS MARES ALGARVIOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
É o primeiro registo em mapa dos nomes dos principais bancos de pesca algarvios.
Nova espécie para a ciência identificada na costa algarvia
São espécies do filo Kinorhyncha, as primeiras descritas em Portugal, duas delas são totalmente novas para a ciência e foram encontradas em amostragens realizadas na costa algarvia...
Investigadora do CCMAR recebe prestigiado Prémio Marine Fellow 2017 da Fundação Pew dos Estados Unidos
Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Professora associada da Universidade do Algarve, foi uma dos onze cientistas internacionais e conservacionistas premiados em todo o mundo, com o prestigiado Marine Fellow Prize 2017...
CCMAR RECEBE GRUPO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE SHOU
No passado mês de Julho, o CCMAR recebeu durante quinze dias, um grupo de alunos da Universidade chinesa, que acompanharam de perto o trabalho dos nossos investigadores.
THE APPLICATION OF POPULATION GENOMICS TO FISHERIES MANAGEMENT
The Foresight Workshop is designed to bring together fisheries management practitioners, stakeholders involved in fisheries policy making and governance, as well as genomic scientists to facilitate interaction. 8 - 10 Maio 2017
Investigadores do CCMAR descobrem nova microalga para produção de biodiesel
Trata-se de uma nova estirpe de uma microalga com elevado potencial para produção de biomassa e bio-óleos. Os investigadores do CCMAR que conduziram o estudo estão otimistas e explicam que a estreita colaboração com a indústria...
 

Nova espécie para a ciência identificada na costa algarvia

 

São espécies do filo Kinorhyncha, as primeiras descritas em Portugal, duas delas são totalmente novas para a ciência e foram encontradas em amostragens realizadas na costa algarvia, por um biólogo que contou com o apoio de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR).

A meiofauna é composta por animais com dimensões entre um milímetro e 38 micrómetros, que vivem entre os grãos de areia ou no lodo dos ecossistemas aquáticos. Tendo representantes de vários grupos de animais - os designados filos - esta comunidade é importantíssima para o estudo da biodiversidade e, até, para a tomada de decisões políticas em prol de um desenvolvimento ambiental sustentado.
De facto, a presença de meiofauna relaciona-se positivamente com a qualidade dos sedimentos das zonas costeiras que, por sua vez, têm um elevado valor sócio-económico devido às atividades turística e pesqueira aí realizadas. No ambiente marinho, são exemplo desta comunidade de animais alguns crustáceos e vermes microscópicos.
Outros grupos há que são exclusivos da meiofauna marinha, como é o caso do filo Kinorhyncha – vulgarmente designados dragões do lodo.

Tendo por objectivo iniciar o estudo sobre a biodiversidade de quinorrincos em Portugal, o biólogo Ricardo Neves, investigador da Universidade de Basileia, na Suíça, fez varias amostragens na costa Algarvia e na Ria de Aveiro, entre Fevereiro de 2012 e Setembro de 2014. De entre várias espécies de Kinorhyncha encontradas, duas são totalmente novas para a ciência. As novas espécies, descobertas na zona de Faro e Albufeira e a uma profundidade entre 35 e 100 metros, foram designadas Echinoderes lusitanicus e Echinoderes reicherti.

O trabalho de Ricardo Neves resultou da cooperação entre o grupo de Investigação Pesqueira (CFRG), do CCMAR,  a Universidade de Basileia (Biozentrum) e o projeto Europeu ASSEMBLE.

A descrição destas novas espécies foi recentemente publicada na revista científica Marine Biology Research (click para ver o artigo). Este artigo é assinado por Ricardo Neves, como primeiro autor, e conta ainda com a participação de investigadores de Espanha e da Dinamarca.

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR)
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos, de investigação científica na área das ciências do mar. O CCMAR é um dos mais importantes centros em Portugal, e desenvolve linhas de investigação em áreas como a biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 300 membros, 150 dos quais doutorados, e 40 alunos de doutoramento e é membro de várias organizações internacionais como o EMBRC, o ELIXIR e EMSO.
O CCMAR está localizado no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, que é associada do CCMAR.

Foto: Echinoderes lusitanicus. Este espécime é um macho desta que foi a primeira espécie nova descrita para Portugal. Créditos da foto: Ricardo C. Neves e Martin V. Sørensen

 

Faro, 24 de junho 2016

Download da Nota de imprensa (DOC / PDF )

Para mais informações contactar:
Departamento de Comunicação
Andreia Pinto
Email: aspinto@ualg.pt  
Tlf: +351 289 800 050 | Tlm: 913794995