News | CCMAR
VERSÃO DIGITAL DO PRIMEIRO MAPA DA TOPONÍMIA DOS MARES ALGARVIOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
É o primeiro registo em mapa dos nomes dos principais bancos de pesca algarvios.
Investigadora do CCMAR recebe prestigiado Prémio Marine Fellow 2017 da Fundação Pew dos Estados Unidos
Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Professora associada da Universidade do Algarve, foi uma dos onze cientistas internacionais e conservacionistas premiados em todo o mundo, com o prestigiado Marine Fellow Prize 2017...

News

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é parceiro em dois grandes projetos, financiados pela União Europeia, através de fundos H2020, o PerformFISH e o MedAID. Ambos os projetos serão desenvolvidos por equipas do CCMAR, durante os próximos quatro e cinco anos, respetivamente.

No sentido de controlar a reprodução de chocos em Aquacultura, um grupo de investigação do CCMAR, acaba de testar, com êxito, novas ferramentas e métodos que consideram o bem-estar animal, que devem vir a ser adoptadas como padrão no cultivo e reprodução da espécie.

 

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) vai estar presente na Business2Sea, dedicada à Tecnologia e Indústrias Oceânicas, que decorre nos dias 5 e 6 de Junho na Alfândega do Porto.

O projeto ADOPTE uma pradaria marinha levou alunos das escolas do ensino básico da ilha da Culatra a sair das aulas, para uma lição em contacto com as pradarias marinhas.

The network “Strategies of development and improvement of the production of fish larvae in Iberoamerica” (Network CYTED LARVAplus) has organized the kickoff meeting at the Omar Dengo Campus from Universidad Nacional (UNA, Costa Rica) during the first week of May. Sparos Ldt. and CCMAR are the Portuguese partners within LARVAplus.

As ofertas reunidas pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) chegaram ao arquipélago de São Tomé e Príncipe esta semana.

Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) acaba de publicar na revista Scientific Reports, do grupo Nature, um estudo sobre o efeito da acidificação dos oceanos causado pelo aumento global de CO2 numa erva marinha muito abundante na Ria Formosa, a Cymodocea nodosa.

Investigadores do CCMAR levaram a cabo uma expedição a São Tomé e Príncipe com o objetivo de efetuar o primeiro levantamento de ervas marinhas neste arquipélago, no âmbito de um projeto financiado pela PADI Foundation.

O objetivo do estudo é ficar a saber mais dados sobre a pesca recreativa no norte do país e Galiza. O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) tem desenvolvido alguns estudos nesta área, pelo que é um dos quatro parceiros do projeto, os restantes são: Universidade de Aveiro, Minho e de Santiago de Compostela.