Missão | CCMAR
CCMAR é o único parceiro português em dois projetos europeus de Aquacultura
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é parceiro em dois grandes projetos, financiados pela União Europeia, através de fundos H2020, o PerformFISH e o MedAID. Ambos os projetos serão desenvolvidos por equipas do CCMAR, durante os próximos anos.
21st International Symposium on Microencapsulation
INSCREVA-SE JÁ no 21st International Symposium on Microencapsulation (27 - 29 Setembro 2017), Gambelas Campus (Faro).
1ª Conferência de Biologia Marinha dos Países de Língua Portuguesa: Uma ponte entre mares
Um encontro para investigadores e interessados em Biologia Marinha, totalmente em língua portuguesa.
Peixes usam sinais químicos na urina para resolver disputas e excitar rivais
Num estudo recentemente publicado na revista Scientific Reports, um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar, dá conta de que o peixe tilápia moçambicana usa estes sinais para reduzir a violência nos combates.
 

Missão

A actividade do CCMAR engloba vários aspectos da pesquisa marinha e aposta sobretudo no desenvolvimento experimental e na formação pós-graduada.

O Centro está organizado em duas divisões de investigação: Biotecnologia e Aquacultura, e Recursos Vivos.

A Divisão de Aquacultura e Biotecnologia centra a sua actividade em aspectos relacionados com a investigação básica e aplicada em espécies importantes em aquacultura, ou em modelos marinhos com relevância em biomedicina e biotecnologia.

A Divisão de Recursos Vivos promove a gestão de recursos ao nível da biologia, ecologia e dinâmica de populações comercialmente importantes. É neste domínio que se desenvolvem também estudos acerca do impacto da pesca nos recursos vivos não explorados.